EPG
Prof. Pedro Geraldo Barbosa
Projeto
Político-Pedagógico
Marco Referencial
Sistematização:
Abril/2014
O mundo está evoluindo
cada vez mais rápido com o advento das novas tecnologias e ao crescimento
global, que nos proporciona uma vida com maior comodidade e facilidade, além de
nos oferecer a possibilidade de enxerga-lo com maior clareza e rapidez. Este
mundo globalizado está mais materialista e menos humano, além de algumas
pessoas terem se tornado mais individualistas e egoístas, buscando somente o
próprio bem estar.
Nota-se que as pessoas têm
se preocupado muito em trabalhar e adquirir bens materiais e acabam deixando de
lado coisas importantes como princípios e valores morais. Correm tanto em seus
dias atribulados que perdem momentos importantes com suas famílias, deixam de
valorizar limites e a boa educação de seus filhos.
Atualmente a sociedade
vivencia um momento difícil, em que a vida do ser humano está sendo banalizada,
o que contribui com o aumento da violência. O respeito e os bons costumes vêm
sendo deixados de lado, muitas vezes em nome da liberdade (sexual, de expressão
entre outras).
Em contrapartida temos
visto surgir a possibilidade de mudança, com grupos se mobilizando e unindo
forças para buscar melhorias nas condições de vida. Uma parte da população busca
um mundo mais humanitário e uma sociedade mais igualitária.
Sociedade que Desejamos
Construir
Uma sociedade justa,
humana e igualitária no que se refere a direitos e deveres; onde todos tenham
acesso à saúde, informação, educação de qualidade, cultura e lazer e saibam
atuar como cidadãos responsáveis, críticos, que lutem por seus objetivos, que
tenham como principio básico o respeito às diferenças; sem preconceitos e com
princípios morais comuns em que impere a solidariedade e a fraternidade entre
todos.
Um
ser humano crítico, inteligente, pensante e atuante no meio social, capaz de
apresentar propostas e sugestões, que saiba respeitar o próximo, e aceite as
diferenças reconhecendo-as como algo bom e natural. Cidadãos
honestos, de bom caráter, capazes de contribuir para um mundo melhor. Que sejam
autônomos e com competências de criar, transformar e se adequar a situações
diversas.
Que seja sensível às
necessidades humanas, consiga olhar seu próximo com igualdade, sem preconceitos
e julgamentos. Um ser consciente, cidadão politico e humano que saiba
transformar a realidade em seu entorno visando o bem comum.
Finalidade que Desejamos para Nossa Escola
Além de saberes, que a
escola transmita valores, busque a qualidade da educação para todos, visando o
desenvolvimento global dos educandos, formando cidadãos críticos e
comprometidos com o meio em que estão inseridos para transformar sua realidade,
proporcionando ao grupo escolar a oportunidade de vivenciar experiências que
enriqueçam seu currículo e sua vida, além de ser um espaço de aprendizagem e
conhecimento, onde as pessoas sintam-se motivadas a se desenvolver, aprender e
pesquisar.
Que a escola forme
cidadãos letrados, capazes de se expressar por meio da fala e da escrita, nas
diversas áreas do conhecimento, relacionando esses saberes ao mundo em que
vivem.
Que a proposta curricular da escola seja
elaborada de acordo com o QSN, com critérios para a prática pedagógica, e que
ofereça subsídios para direcionar o trabalho em cada etapa a ser alcançada,
desenvolvendo-a e integrando o aluno à sociedade. É necessário também que a
escola disponha condições (bons materiais, especialistas para a Educação
Infantil, professor substituto por período e/ou escola, parceria com a saúde -
psicólogo, fonoaudiólogo, entre outros especialistas).
A escola deve oferecer
espaço para um trabalho de qualidade, com ensino significativo e
preferencialmente em tempo integral, por meio de estrutura física adequada (mobílias,
boa acústica, espaços como biblioteca, brinquedoteca, parque com brinquedos
seguros, gramado e coberto, sala de jogos, laboratórios de Informática e
Ciências, espaço para oficina teatral, quadra coberta), e profissionais
comprometidos com a educação, de forma a contribuir com o desenvolvimento do
educando, preparando-o para um futuro promissor.
A metodologia
de ensino deve proporcionar aos educandos um ensino prazeroso, significativo e
responsável. Para isso, acreditamos que devem ser utilizados diversos tipos de
recursos pedagógicos, tecnológicos e lúdicos que contribuam na formação de
cidadãos críticos letrados, respeitando as especificidades de cada educando.
A relação professor-aluno
deve ser norteada por respeito, amizade, amor, confiança, responsabilidade e
diálogo sempre com foco no aprendizado do educando.
Que
os educandos sintam prazer em vir à escola, interessados na aprendizagem e que
a disciplina seja um processo natural, no qual os educandos percebam que as
regras precisam existir para o andamento da unidade escolar.
Que a educação seja valorizada, abrangendo todos os cuidados necessários para que juntos possamos caminhar rumo a uma educação de qualidade.
Que a educação seja valorizada, abrangendo todos os cuidados necessários para que juntos possamos caminhar rumo a uma educação de qualidade.
Avaliação contínua, que contemple
a aprendizagem de vivência de cada aluno individualmente com intervenções
pontuais, baseada em opiniões dos gestores, docentes, educandos, pais e
comunidade, visando o aprimoramento do processo ensino aprendizagem. Que
forneça subsídios para o replanejamento de nossas práticas contribuindo para a
aprendizagem dos educandos.
Um momento de estudos para
aquisição de conhecimentos, aperfeiçoamento da prática diária, troca de
experiências e reflexão da ação docente na unidade escolar, que ofereça
possibilidades para o desenvolvimento profissional de seus participantes.
Princípios, Critérios, Valores para o Trabalho com a
Inclusão
A inclusão não deve ser
vista como um problema e sim como um desafio a ser vencido por toda equipe
escolar, a fim de favorecer o bem estar do educando, sua aprendizagem,
desenvolvimento e efetiva inclusão na sociedade.
Este
trabalho não deve ser realizado como mera formalidade, devendo existir
compromisso, respeito, boa preparação e capacitação de todos os profissionais
envolvidos no processo, além de estrutura física e pedagógica adequada às
necessidades dos educandos.
Que os professores sejam
profissionais competentes, comprometidos com o que fazem, amorosos, dedicados e
empenhados em alcançar os objetivos da escola, conscientes da importância do
seu trabalho com os educandos, e das regras da instituição, buscando constante
aprimoramento.
Estes profissionais devem
ser criativos, interessados no desenvolvimento global de seus educandos, felizes
em desenvolver seu papel, respeitados, incentivados e motivados e que tenham
esperança em sua profissão e no seu futuro.
Devem desenvolver seu
trabalho com responsabilidade, autonomia e tranquilidade ao se deparar com
conflitos no dia a dia, preservando o respeito aos colegas de trabalho e ao
ambiente escolar.
O
professor coordenador deve ser mediador do trabalho educacional dando direção e
suporte pedagógico aos professores, educandos e pais. Deve ser um profissional
dedicado e honrando com seu dever.
Ser
transparente e possuir valores éticos, capaz de compreender as necessidades do
grupo (escola e comunidade), conectado às novidades, buscar constante
aperfeiçoamento, para oferecer assuntos diferenciados, formação inovadora e
atualizada.
Deve
ser democrático, prestativo em sua função, companheiro e motivador,
contribuindo para o conhecimento e crescimento pedagógico e conhecedor do
processo educativo, estabelecendo diálogo entre professores e comunidade,
auxiliando nas necessidades que estes vierem a ter.
Uma direção
democrática, participativa, comprometida e atenta às necessidades e à qualidade
social da educação. Que seja responsável e capaz de administrar e intermediar
as relações entre funcionários da unidade escolar e Secretaria de Educação. O
diretor de escola deve ser um profissional competente, ético, colaborador,
transparente e bom ouvinte.
Uma direção
comprometida com a formação dos alunos e com o desenvolvimento do trabalho,
empenhada para o bom andamento da unidade escolar, interagindo com os pais,
professores e educandos.
Suas ações devem
estar atreladas juntamente com às da coordenação, tendo um olhar ético e
profissional, proporcionando o desenvolvimento de uma gestão democrática.
Comprometidos com o seu
trabalho e sua função, contribuindo para a educação das crianças e para uma
sociedade justa. Que sejam profissionais com olhar de educador, voltados para a
escola, éticos e responsáveis com o trabalho em equipe.
O profissional deve ainda
exercer a função que lhe cabe com dedicação, autonomia, amizade e competência.
Princípios, Critérios, Valores para as Relações
Interpessoais
Uma relação de respeito,
comunicação, disciplina e entrosamento, respeito às opiniões, pessoas e
diferenças, no qual o diálogo esteja sempre presente na resolução dos conflitos
em todos os segmentos: direção, corpo discente, docente e demais funcionários;
para que o ambiente seja agradável e profissional.
Que os educandos participem
das atividades oferecidas pela escola com dedicação, empenho e criticidade,
entendendo-a como um espaço coletivo, mantendo o ambiente limpo e cuidado. Desejamos
que se sintam à vontade em todo o ambiente escolar e sejam comprometidos com os
horários, atividades, sociáveis uns com os outros e respeitem todos os
integrantes da escola.
Na
perspectiva de uma gestão democrática, deseja-se que a participação da família seja
efetiva, estabelecendo uma parceria e contribuindo para o desenvolvimento pleno
dos educandos, desempenhando seu papel de formador de princípios e valores.
A
participação deve ser contínua e não apenas em momentos específicos.
Princípios, Critérios, Valores para a Participação da
Comunidade (Conselho de Escola, CPCC)
Pautada numa gestão
democrática para a construção de uma educação de qualidade a escola deve estar
sempre disposta a acolher a comunidade a fim de contribuir para uma análise de
seu funcionamento e necessidades, sendo um espaço destinado ao exercício pleno
da cidadania.
A participação deve
ser comprometida e responsável, de modo que haja acompanhamento do processo de
desenvolvimento tanto do educando quanto do trabalho realizado.
Uma escola ampla,
organizada, acolhedora, arejada e segura para todos que a frequentam,
facilitando o desenvolvimento e desempenho das atividades para cada faixa etária
e dos serviços prestados, criando novos espaços, informatizados e adequados
(por exemplo, biblioteca, sala de arte, sala de leitura, brinquedoteca,
laboratório de ciências e uma quadra distante das salas de aula).
As modalidades de ensino devem
atuar em equipe, sendo uma complementar da outra, num relacionamento integrado que
busque superar as expectativas dos educandos e educadores para um resultado
satisfatório.
Princípios, Critérios, Valores para o Relacionamento da
nossa escola com outras Escolas da Prefeitura.
É
preciso que as escolas da mesma região tenham momentos para troca de
informações, saberes e experiências para estreitar os laços de relacionamento,
com ética, respeito, parceria, integração, diálogo e cooperação, buscando
resultados comuns.
Faz-se
necessário um relacionamento de comunicação direta entre escola e SME, em que as
opiniões possam ser partilhadas para um melhor desenvolvimento dos educandos,
havendo parceria, integração e interação, completando e atendendo as
necessidades uns dos outros. Que a SME “enxergue e ouça” a escola, respeitando
as especificidades (uma vez que existem várias demandas de diferentes departamentos),
e assim possam atender a necessidade de cada unidade.
Atualização 2021:
Princípios,
critérios e valores do processo educacional, considerando o ensino híbrido em
contexto de pandemia:
É sabido que a pandemia de COVID-19 impôs desafios e possibilidades que tem transformado a vida de todos. Para muitos, experiências tristes ou muito difíceis, especialmente frente ao luto, ao risco ou em relação ao aprofundamento das condições materiais da existência, em outras palavras, da necessidade do alimento, da renda, do emprego. Nesse cenário, a instituição escolar, acompanhando as transformações sociais, culturais, econômicas e pedagógicas, é convidada a se reorganizar buscando encontrar de forma coletiva os melhores caminhos para uma educação em contexto, isto é, que tenha pertinência e faça sentido para todas as crianças. Crianças essas que certamente também são e estão ativas em meio a todas essas situações da sociedade e que esperamos tenham seus direitos plenamente garantidos.
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. (Art. 4º - Lei 8.069/90 - ECA)
Desse modo, em atualização ao nosso Projeto Político-Pedagógico, que é a bússola do trabalho escolar, construímos a definição de princípios, critérios e valores do processo educacional, considerando o ensino híbrido em contexto de pandemia:
O Coletivo Escolar da EPG Prof. Pedro Geraldo Barbosa, a contar das reuniões de equipe realizadas em fevereiro de 2021 expressa por meio desse texto, as referências para o ano letivo de 2021.
Almejamos que todos tenham os mesmos direitos e acesso à educação para que aprendam de modo igualitário. Que haja oportunidades e garantia a todos em relação às mesmas aprendizagens. Nesse sentido, que haja a efetiva Inclusão de todas as crianças no processo educacional.
Queremos atender plenamente a todas as crianças, principalmente aquelas com pouca participação no ano passado, contribuindo para sanar eventuais déficits de aprendizagens. Para tanto, um critério relevante é a parceria com as famílias. É preciso que haja conscientização acerca da importância do processo educacional, bem como valorização das propostas organizadas pelas professoras. Do mesmo modo, a escola compreender as necessidades dessas crianças junto às suas famílias, com diversas realidades. Juntos, podemos atuar em favor da ampliação e da partilha de conhecimentos.
Não podemos nos esquecer que a alfabetização requer um enfoque atento. Crianças com autonomia na leitura e na escrita (ou ainda demais linguagens expressivas) tem maiores condições de seguirem motivadas em sua jornada. É fundamental ter disciplina, rotina e compromisso com os estudos, quer seja a criança com ela mesma e também seus familiares responsáveis.
Desejamos conciliar todas as demandas com muita segurança e valorização dos sujeitos em um ambiente de escuta. Que as crianças possam se expressar e, diante das devolutivas, materiais e premissas; nosso anseio é poder seguir o melhor caminho.
Trabalhamos para construir um processo acolhedor, que proporcione minimizar os pontos negativos trazidos pela pandemia, pela desigualdade social. Temos a expectativa que todos sejam participativos, colaborativos, trocando aprendizados e valorizando a Educação em parceria Escola e Famílias.
Consideramos que essa abordagem com enfoque holístico é um grande desafio pois muitos motivos atitudinais fogem ao nosso controle. Desejamos por fim, que dentro de múltiplas s realidades e limitações todos possam construir o máximo de conhecimento possível.
Nos aspectos metodológicos o enfoque na autonomia e protagonismo dos sujeitos indicam nossa linha de ação e, com relação aos valores, é preciso que estejam presentes a empatia e a solidariedade.
O termo "escolas sem paredes" que tem sido objeto de reflexão da equipe pedagógica, pode representar um grande caminho a ser trilhado para derrubar muitos obstáculos e dificuldades que são apresentados pela equipe escolar e também pelos estudantes.
Seguimos.
Equipe Escolar – EPG Prof. Pedro Geraldo Barbosa
04 de fevereiro de 2021.
Participantes da Elaboração do Marco Referencial (2014)
Anacélia
Sipriano Vieira
|
Aparecida
Donizete Pereira Cardoso
|
Cristina Sanchez
Almeida
|
Denise Teixeira
Santos Menezes
|
Érica Matias dos
Santos
|
Erika Santana de
Queiroz Rodrigues
|
Fabiana Biskoski
Moraes
|
Flavia Maria
Scanhoela Santos
|
Gábia Gardênia
Lima silva
|
Hellen de Souza
Elias
|
Ivone Moreira de
Souza Mendonça
|
Ivoneide Alves
Lima
|
Janete dos
Santos Souza
|
Juliana
Zanarolli
|
Karina Bueno da
Costa
|
Luciana Cristina
de Almeida
|
Luciana de Melo
Cavalcante
|
Luciene Máxima
dos Santos
|
Lucila de Jesus Fernandes
Nogueira Drugovich
|
Magda Lilian
Cibella de Oliveira
|
Marcia Pereira
Miranda
|
Maria Célia de
Carvalho Portela
|
Maria Fabiana
Bezerra da Silva Lacerda
|
Maria Salete
Zorzela
|
Mariana Perella
|
Priscila
Carneiro de Oliveira
|
Regiane da Silva
Santos
|
Rosana Passos
Quitério de Carvalho
|
Rosane Maria
Silva Castro de Souza
|
Rosangela
Aparecida Alves Braz
|
Rosangela Dias
Silva
|
Rosangela Passos
Quitério de Carvalho
|
Roseli Souza da
Silva Rodrigues
|
Sandra Regina
Menin
|
Shirlei Cristina
de Assis Batista
|
Valquíria Farias
|
Vanderlene de
Fátima Aquino
|
Vanusa Monica de
Souza Freitas
|
Vilma Maria da
Silva
Viviane da Silva
de Azevedo
|
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