PPP - Marco Referencial




EPG Prof. Pedro Geraldo Barbosa



Projeto Político-Pedagógico
          Marco Referencial


Sistematização: Abril/2014








         
O mundo está evoluindo cada vez mais rápido com o advento das novas tecnologias e ao crescimento global, que nos proporciona uma vida com maior comodidade e facilidade, além de nos oferecer a possibilidade de enxerga-lo com maior clareza e rapidez. Este mundo globalizado está mais materialista e menos humano, além de algumas pessoas terem se tornado mais individualistas e egoístas, buscando somente o próprio bem estar.
Nota-se que as pessoas têm se preocupado muito em trabalhar e adquirir bens materiais e acabam deixando de lado coisas importantes como princípios e valores morais. Correm tanto em seus dias atribulados que perdem momentos importantes com suas famílias, deixam de valorizar limites e a boa educação de seus filhos.
Atualmente a sociedade vivencia um momento difícil, em que a vida do ser humano está sendo banalizada, o que contribui com o aumento da violência. O respeito e os bons costumes vêm sendo deixados de lado, muitas vezes em nome da liberdade (sexual, de expressão entre outras).
Em contrapartida temos visto surgir a possibilidade de mudança, com grupos se mobilizando e unindo forças para buscar melhorias nas condições de vida. Uma parte da população busca um mundo mais humanitário e uma sociedade mais igualitária.



Sociedade que Desejamos Construir
Uma sociedade justa, humana e igualitária no que se refere a direitos e deveres; onde todos tenham acesso à saúde, informação, educação de qualidade, cultura e lazer e saibam atuar como cidadãos responsáveis, críticos, que lutem por seus objetivos, que tenham como principio básico o respeito às diferenças; sem preconceitos e com princípios morais comuns em que impere a solidariedade e a fraternidade entre todos.

Um ser humano crítico, inteligente, pensante e atuante no meio social, capaz de apresentar propostas e sugestões, que saiba respeitar o próximo, e aceite as diferenças reconhecendo-as como algo bom e natural. Cidadãos honestos, de bom caráter, capazes de contribuir para um mundo melhor. Que sejam autônomos e com competências de criar, transformar e se adequar a situações diversas.
Que seja sensível às necessidades humanas, consiga olhar seu próximo com igualdade, sem preconceitos e julgamentos. Um ser consciente, cidadão politico e humano que saiba transformar a realidade em seu entorno visando o bem comum.

Finalidade que Desejamos para Nossa Escola
Além de saberes, que a escola transmita valores, busque a qualidade da educação para todos, visando o desenvolvimento global dos educandos, formando cidadãos críticos e comprometidos com o meio em que estão inseridos para transformar sua realidade, proporcionando ao grupo escolar a oportunidade de vivenciar experiências que enriqueçam seu currículo e sua vida, além de ser um espaço de aprendizagem e conhecimento, onde as pessoas sintam-se motivadas a se desenvolver, aprender e pesquisar.
Que a escola forme cidadãos letrados, capazes de se expressar por meio da fala e da escrita, nas diversas áreas do conhecimento, relacionando esses saberes ao mundo em que vivem.

Que a proposta curricular da escola seja elaborada de acordo com o QSN, com critérios para a prática pedagógica, e que ofereça subsídios para direcionar o trabalho em cada etapa a ser alcançada, desenvolvendo-a e integrando o aluno à sociedade. É necessário também que a escola disponha condições (bons materiais, especialistas para a Educação Infantil, professor substituto por período e/ou escola, parceria com a saúde - psicólogo, fonoaudiólogo, entre outros especialistas).

A escola deve oferecer espaço para um trabalho de qualidade, com ensino significativo e preferencialmente em tempo integral, por meio de estrutura física adequada (mobílias, boa acústica, espaços como biblioteca, brinquedoteca, parque com brinquedos seguros, gramado e coberto, sala de jogos, laboratórios de Informática e Ciências, espaço para oficina teatral, quadra coberta), e profissionais comprometidos com a educação, de forma a contribuir com o desenvolvimento do educando, preparando-o para um futuro promissor.

A metodologia de ensino deve proporcionar aos educandos um ensino prazeroso, significativo e responsável. Para isso, acreditamos que devem ser utilizados diversos tipos de recursos pedagógicos, tecnológicos e lúdicos que contribuam na formação de cidadãos críticos letrados, respeitando as especificidades de cada educando.

 Princípios, Critérios, Valores para a Relação Professor-Aluno/Disciplina
A relação professor-aluno deve ser norteada por respeito, amizade, amor, confiança, responsabilidade e diálogo sempre com foco no aprendizado do educando.
            Que os educandos sintam prazer em vir à escola, interessados na aprendizagem e que a disciplina seja um processo natural, no qual os educandos percebam que as regras precisam existir para o andamento da unidade escolar.                                                                                      
            Que a educação seja valorizada, abrangendo todos os cuidados necessários para que juntos possamos caminhar rumo a uma educação de qualidade.

Avaliação contínua, que contemple a aprendizagem de vivência de cada aluno individualmente com intervenções pontuais, baseada em opiniões dos gestores, docentes, educandos, pais e comunidade, visando o aprimoramento do processo ensino aprendizagem. Que forneça subsídios para o replanejamento de nossas práticas contribuindo para a aprendizagem dos educandos.

Um momento de estudos para aquisição de conhecimentos, aperfeiçoamento da prática diária, troca de experiências e reflexão da ação docente na unidade escolar, que ofereça possibilidades para o desenvolvimento profissional de seus participantes.

Princípios, Critérios, Valores para o Trabalho com a Inclusão
A inclusão não deve ser vista como um problema e sim como um desafio a ser vencido por toda equipe escolar, a fim de favorecer o bem estar do educando, sua aprendizagem, desenvolvimento e efetiva inclusão na sociedade.
Este trabalho não deve ser realizado como mera formalidade, devendo existir compromisso, respeito, boa preparação e capacitação de todos os profissionais envolvidos no processo, além de estrutura física e pedagógica adequada às necessidades dos educandos.

Que os professores sejam profissionais competentes, comprometidos com o que fazem, amorosos, dedicados e empenhados em alcançar os objetivos da escola, conscientes da importância do seu trabalho com os educandos, e das regras da instituição, buscando constante aprimoramento.
Estes profissionais devem ser criativos, interessados no desenvolvimento global de seus educandos, felizes em desenvolver seu papel, respeitados, incentivados e motivados e que tenham esperança em sua profissão e no seu futuro.
Devem desenvolver seu trabalho com responsabilidade, autonomia e tranquilidade ao se deparar com conflitos no dia a dia, preservando o respeito aos colegas de trabalho e ao ambiente escolar.

O professor coordenador deve ser mediador do trabalho educacional dando direção e suporte pedagógico aos professores, educandos e pais. Deve ser um profissional dedicado e honrando com seu dever.
Ser transparente e possuir valores éticos, capaz de compreender as necessidades do grupo (escola e comunidade), conectado às novidades, buscar constante aperfeiçoamento, para oferecer assuntos diferenciados, formação inovadora e atualizada.
Deve ser democrático, prestativo em sua função, companheiro e motivador, contribuindo para o conhecimento e crescimento pedagógico e conhecedor do processo educativo, estabelecendo diálogo entre professores e comunidade, auxiliando nas necessidades que estes vierem a ter.

Uma direção democrática, participativa, comprometida e atenta às necessidades e à qualidade social da educação. Que seja responsável e capaz de administrar e intermediar as relações entre funcionários da unidade escolar e Secretaria de Educação. O diretor de escola deve ser um profissional competente, ético, colaborador, transparente e bom ouvinte.
Uma direção comprometida com a formação dos alunos e com o desenvolvimento do trabalho, empenhada para o bom andamento da unidade escolar, interagindo com os pais, professores e educandos.
Suas ações devem estar atreladas juntamente com às da coordenação, tendo um olhar ético e profissional, proporcionando o desenvolvimento de uma gestão democrática.

Comprometidos com o seu trabalho e sua função, contribuindo para a educação das crianças e para uma sociedade justa. Que sejam profissionais com olhar de educador, voltados para a escola, éticos e responsáveis com o trabalho em equipe.
O profissional deve ainda exercer a função que lhe cabe com dedicação, autonomia, amizade e competência.

Princípios, Critérios, Valores para as Relações Interpessoais
Uma relação de respeito, comunicação, disciplina e entrosamento, respeito às opiniões, pessoas e diferenças, no qual o diálogo esteja sempre presente na resolução dos conflitos em todos os segmentos: direção, corpo discente, docente e demais funcionários; para que o ambiente seja agradável e profissional.

Que os educandos participem das atividades oferecidas pela escola com dedicação, empenho e criticidade, entendendo-a como um espaço coletivo, mantendo o ambiente limpo e cuidado. Desejamos que se sintam à vontade em todo o ambiente escolar e sejam comprometidos com os horários, atividades, sociáveis uns com os outros e respeitem todos os integrantes da escola.

Na perspectiva de uma gestão democrática, deseja-se que a participação da família seja efetiva, estabelecendo uma parceria e contribuindo para o desenvolvimento pleno dos educandos, desempenhando seu papel de formador de princípios e valores.
A participação deve ser contínua e não apenas em momentos específicos.

Princípios, Critérios, Valores para a Participação da Comunidade (Conselho de Escola, CPCC)
Pautada numa gestão democrática para a construção de uma educação de qualidade a escola deve estar sempre disposta a acolher a comunidade a fim de contribuir para uma análise de seu funcionamento e necessidades, sendo um espaço destinado ao exercício pleno da cidadania.
A participação deve ser comprometida e responsável, de modo que haja acompanhamento do processo de desenvolvimento tanto do educando quanto do trabalho realizado.

Uma escola ampla, organizada, acolhedora, arejada e segura para todos que a frequentam, facilitando o desenvolvimento e desempenho das atividades para cada faixa etária e dos serviços prestados, criando novos espaços, informatizados e adequados (por exemplo, biblioteca, sala de arte, sala de leitura, brinquedoteca, laboratório de ciências e uma quadra distante das salas de aula).

As modalidades de ensino devem atuar em equipe, sendo uma complementar da outra, num relacionamento integrado que busque superar as expectativas dos educandos e educadores para um resultado satisfatório.

 Princípios, Critérios, Valores para o Relacionamento da nossa escola com outras Escolas da Prefeitura.
É preciso que as escolas da mesma região tenham momentos para troca de informações, saberes e experiências para estreitar os laços de relacionamento, com ética, respeito, parceria, integração, diálogo e cooperação, buscando resultados comuns.

Faz-se necessário um relacionamento de comunicação direta entre escola e SME, em que as opiniões possam ser partilhadas para um melhor desenvolvimento dos educandos, havendo parceria, integração e interação, completando e atendendo as necessidades uns dos outros. Que a SME “enxergue e ouça” a escola, respeitando as especificidades (uma vez que existem várias demandas de diferentes departamentos), e assim possam atender a necessidade de cada unidade.

Atualização 2021: 

Princípios, critérios e valores do processo educacional, considerando o ensino híbrido em contexto de pandemia


É sabido que a pandemia de COVID-19 impôs desafios e possibilidades que tem transformado a vida de todos. Para muitos, experiências tristes ou muito difíceis, especialmente frente ao luto, ao risco ou em relação ao aprofundamento das condições materiais da existência, em outras palavras, da necessidade do alimento, da renda, do emprego. Nesse cenário, a instituição escolar, acompanhando as transformações sociais, culturais, econômicas e pedagógicas, é convidada a se reorganizar buscando encontrar de forma coletiva os melhores caminhos para uma educação em contexto, isto é, que tenha pertinência e faça sentido para todas as crianças. Crianças essas que certamente também são e estão ativas em meio a todas essas situações da sociedade e que esperamos tenham seus direitos plenamente garantidos. 
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. (Art. 4º - Lei 8.069/90 - ECA)
Desse modo, em atualização ao nosso Projeto Político-Pedagógico, que é a bússola do trabalho escolar, construímos a definição de princípios, critérios e valores do processo educacional, considerando o ensino híbrido em contexto de pandemia:
O Coletivo Escolar da EPG Prof. Pedro Geraldo Barbosa, a contar das reuniões de equipe realizadas em fevereiro de 2021 expressa por meio desse texto, as referências para o ano letivo de 2021.
Almejamos que todos tenham os mesmos direitos e acesso à educação para que aprendam de modo igualitário. Que haja oportunidades e garantia a todos em relação às mesmas aprendizagens. Nesse sentido, que haja a efetiva Inclusão de todas as crianças no processo educacional.
Queremos atender plenamente a todas as crianças, principalmente aquelas com pouca participação no ano passado, contribuindo para sanar eventuais déficits de aprendizagens. Para tanto, um critério relevante é a parceria com as famílias. É preciso que haja conscientização acerca da importância do processo educacional, bem como valorização das propostas organizadas pelas professoras. Do mesmo modo, a escola compreender as necessidades dessas crianças junto às suas famílias, com diversas realidades. Juntos, podemos atuar em favor da ampliação e da partilha de conhecimentos.
Não podemos nos esquecer que a alfabetização requer um enfoque atento. Crianças com autonomia na leitura e na escrita (ou ainda demais linguagens expressivas) tem maiores condições de seguirem motivadas em sua jornada. É fundamental ter disciplina, rotina e compromisso com os estudos, quer seja a criança com ela mesma e também seus familiares responsáveis. 
Desejamos conciliar todas as demandas com muita segurança e valorização dos sujeitos em um ambiente de escuta. Que as crianças possam se expressar e, diante das devolutivas, materiais e premissas; nosso anseio é poder seguir o melhor caminho.
Trabalhamos para construir um processo acolhedor, que proporcione minimizar os pontos negativos trazidos pela pandemia, pela desigualdade social. Temos a expectativa que todos sejam participativos, colaborativos, trocando aprendizados e valorizando a Educação em parceria Escola e Famílias. 
Consideramos que essa abordagem com enfoque holístico é um grande desafio pois muitos motivos atitudinais fogem ao nosso controle. Desejamos por fim, que dentro de múltiplas s realidades e limitações todos possam construir o máximo de conhecimento possível.
Nos aspectos metodológicos o enfoque na autonomia e protagonismo dos sujeitos indicam nossa linha de ação e, com relação aos valores, é preciso que estejam presentes a empatia e a solidariedade. 
O termo "escolas sem paredes" que tem sido objeto de reflexão da equipe pedagógica, pode representar um grande caminho a ser trilhado para derrubar muitos obstáculos e dificuldades que são apresentados pela equipe escolar e também pelos estudantes. 

Seguimos. 

Equipe Escolar – EPG Prof. Pedro Geraldo Barbosa 
04 de fevereiro de 2021.




 Participantes da Elaboração do Marco Referencial (2014)


Anacélia Sipriano Vieira
Aparecida Donizete Pereira Cardoso
Cristina Sanchez Almeida
Denise Teixeira Santos Menezes
Érica Matias dos Santos
Erika Santana de Queiroz Rodrigues
Fabiana Biskoski Moraes
Flavia Maria Scanhoela Santos
Gábia Gardênia Lima silva
Hellen de Souza Elias
Ivone Moreira de Souza Mendonça
Ivoneide Alves Lima
Janete dos Santos Souza
Juliana Zanarolli
Karina Bueno da Costa
Luciana Cristina de Almeida
Luciana de Melo Cavalcante
Luciene Máxima dos Santos
Lucila de Jesus Fernandes Nogueira Drugovich
Magda Lilian Cibella de Oliveira
Marcia Pereira Miranda
Maria Célia de Carvalho Portela
Maria Fabiana Bezerra da Silva Lacerda
Maria Salete Zorzela
Mariana Perella
Priscila Carneiro de Oliveira
Regiane da Silva Santos
Rosana Passos Quitério de Carvalho
Rosane Maria Silva Castro de Souza
Rosangela Aparecida Alves Braz
Rosangela Dias Silva
Rosangela Passos Quitério de Carvalho
Roseli Souza da Silva Rodrigues
Sandra Regina Menin
Shirlei Cristina de Assis Batista
Valquíria Farias
Vanderlene de Fátima Aquino
Vanusa Monica de Souza Freitas
Vilma Maria da Silva
Viviane da Silva de Azevedo



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