Tartarugas: A educação infantil e o trabalho com projetos



A ideia do projeto Tartarugas surgiu com a leitura do livro O ovo – Ivan Zigg. Durante a ação, os alunos fizeram inferências sobre a qual animal pertencia o ovo e sobre qual animal poderia surgir ou nascer...

Ficaram surpresos com o final da história!

Na realização da roda de conversa surgiram questionamentos sobre a espécie.

A Profª Rosangela Braz, do estágio II A, perguntou aos alunos o que gostariam de saber, de aprender mais. A partir disso, em parceria com o Estágio I A,  sistematizaram atividades que contemplam os diversos eixos do currículo na Educação Infantil.

A Profª Giselle Dehn trouxe a ideia de cada turma ter um mascote. A cada dia uma criança ficava responsável pelos cuidados, levando-o para a casa.
Por meio de votação, as classes escolheram um nome para o mascote:
Estágio II A – Tortuguito
Estágio I A – Mônica

As famílias também foram convidadas a participar. Elas contribuem com relatos e diversos registros que contam sobre como foi o dia da criança junto ao mascote.
É notável o comprometimento de todos na realização das atividades e as mudanças positivas nas atitudes dos alunos, principalmente em relação ao cuidado e a autonomia/responsabilidade. Os alunos interagem melhor com colegas e são mais atenciosos com os animais, além de se comprometerem com o dia de levá-lo e de devolvê-lo à turma/escola.

Confiram um pouquinho mais sobre esse lindo trabalho que continua a encantar e a ensinar.














Comentários

  1. Realmente maravilhoso esse projeto!! Meu filho ficou super empolgado e cuidar do Tortuguito e ainda tive que fazer um pra irmã dele hehe... além de se sentir responsável, foi um momento de muita intercaoicom os amiguinhos da sala. Parabéns, Professora Rosângela pelo trabalho maravilhoso que tem desenvolvido com a turma do Estágio IIA.
    Ass: Luciana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seguidores