Projeto Político-Pedagógico (PPP) - Apresentação e Identificação da Escola

  


Apresentação

A EPG Professor Pedro Geraldo Barbosa apresenta neste documento o Marco Referencial do seu Projeto Político-Pedagógico (PPP). Nele constam os sonhos do coletivo escolar. A partir dele, nortearemos nossas ações para que a prática seja os ideais. Nessa primeira etapa de (re) elaboração do PPP tratamos daquilo que desejamos, que sonhamos para nossa escola.
Nesse percurso, percebemos que é bastante difícil ficar apenas no campo da imaginação e do sonho, uma vez que já conhecemos a realidade e até instintivamente sugerimos ações para alterar/mudar/melhorar a situação atual.
O processo de construção do PPP nos tem permitido rever práticas e revisitar ações, o que tem sido muito rico.
O documento foi elaborado com a participação de representantes da comunidade e da equipe escolar, e esse foi apenas o início do processo, considerando que, posteriormente, vieram as outras duas etapas de construção (Diagnóstico e Programação). Além disso, o Projeto Político-Pedagógico é um documento que precisa sempre ser revisitado e atualizado, uma vez que a educação, assim como a sociedade, também se transforma constantemente.
Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos, mas sabemos que os caminhos da aproximação entre o ideal, o real e o possível ainda nos desafia cotidianamente.


Equipe de Sistematização
Abril/2014
Equipe de Atualização
Abril/2017

Identificação da escola

A EPG Professor Pedro Geraldo Barbosa localiza-se no Jardim Santa Terezinha, bairro situado na região leste do município, próximo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos-SP.
Mesmo não sendo um bairro antigo, seus moradores contam que quando ali chegaram não havia nenhuma infraestrutura. Contudo, o bairro se desenvolveu de maneira rápida. Trata-se de um bairro residencial, com um comércio local não muito significativo, sem grandes lojas ou supermercados. No entanto, somos vizinhos do Jardim São João, onde o comércio atende as necessidades da população, com supermercados, bancos, lojas, postos de gasolina e outros serviços.
Nessa região, a comunidade não conta com muitas opções de lazer e cultura. Conhecedores desse contexto, buscamos interagir constantemente com os educandos e seus familiares, ouvindo-os e acolhendo suas necessidades e anseios. Ainda não temos muito a oferecer, mas dentro daquilo que nos é possível, procuramos também proporcionar momentos de diversão, cultura e lazer. Nesse quesito, a Festa Junina, realizada anualmente desde 2009, é um exemplo da preocupação que temos com a dimensão comunitária.  
A EPG Prof. Pedro Geraldo Barbosa atende cerca de 600 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Ciclo I, organizados em 18 turmas, que são igualmente distribuídas em três períodos: manhã (7h às 11h), intermediário (11h às 15h) e tarde (15h às 19h).
Neste ano de 2017, seis classes atendem a Educação Infantil e doze, o Ensino Fundamental. Temos seis salas de aula, uma sala multiuso (que funciona como sala de arte, biblioteca e sala de vídeo), uma miniquadra coberta, um parque externo coberto e um parque interno no pátio.
A EPG Professor Pedro Geraldo Barbosa apresenta uma estrutura física adequada ao atendimento da comunidade por vagas.  Todavia, considera alta a demanda, uma vez que as classes possuem matrícula em número superior ao recomendado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, ainda que dentro dos limites estabelecidos pela municipalidade.  Suas salas de aula têm espaço para comportar os trinta e cinco alunos e, essa tem sido a média de crianças matriculadas.
As salas de aula possuem mobiliário específico à educação infantil (salas 1 e 2) e também ao ensino fundamental (salas 3, 4, 5 e 6). 
Os materiais didáticos e pedagógicos da escola estão em sua maioria em bom estado de conservação.
Nosso quadro de funcionários é composto por dezoito professores de educação básica (titulares das classes) e seis professores de áreas específicas (Educação Física, Língua e Cultura Inglesa e Artes). A equipe gestora da escola é composta por diretora, vice-diretora e professora coordenadora pedagógica. Temos duas assistentes de gestão escolar e uma agente escolar. Contamos ainda com cinco cozinheiras, três auxiliares de serviços gerais, três agentes de portaria (com revezamento de plantões) e duas Agentes de Apoio à Inclusão Escolar.  
Os professores que compõem a equipe são contratados por concurso público e regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Possuem jornada de trabalho com alunos e também jornada pedagógica denominada hora-atividade para o trabalho de planejamento, sistematização das avaliações, organização dos registros e principalmente formação permanente (individual e coletiva).  Escolhem seu local de trabalho de acordo com a pontuação adquirida por dia de efetivo trabalho. O grupo de professores da unidade escolar é bastante cooperativo e disposto a trabalhar no sentido de uma educação de qualidade. Expressam consciência da importância do trabalho coletivo e buscam o envolvimento da comunidade, pautando-se no Quadro de Saberes Necessários, que define a proposta pedagógica da rede municipal de ensino.
Dentre os membros da equipe gestora, a diretora e a assistente de gestão escolar são admitidas por concurso público. A coordenadora pedagógica e a vice-diretora são professoras admitidas por concurso e designadas para as funções (sendo a coordenadora indicada pelos pares e vice-diretora indicada pela diretora da escola em lista tríplice, com referendo do conselho escolar).
As reuniões de pais e educadores acontecem bimestralmente e quando há necessidade de tratarmos algum assunto específico, são realizadas reuniões extraordinárias coletivas ou individuais. Periodicamente, são realizadas reuniões do Conselhinho, do Conselho Participativo de Classe e Ciclo e do Conselho Escolar, que contam normalmente com grande parte de representantes.
O Conselho Escolar da unidade é bastante participativo, temos parceria e cooperação dos membros, que atuam inclusive como interlocutores entre escola e comunidade como um todo. Acreditamos que o diálogo com o Conselho Escolar vem contribuindo para atingir a qualidade educacional que buscamos, pois é a partir dessa, e de outras ações, que buscamos consolidar a gestão democrática que almejamos.
No que diz respeito à proposta pedagógica e ao currículo, a escola vem avançando consideravelmente desde o ano de 2009, quando da sistematização do Quadro de Saberes Necessários – documento elaborado de maneira coletiva pela rede municipal de ensino, que contou com a participação de educadores e da comunidade nos apontamentos elencados durante as discussões.
A escola possui uma relação de participação e respeito com a Secretaria de Educação, procurando, dentro do possível, se envolver e contribuir com as ações propostas. Temos o histórico de atuação no Conselho de Alimentação Escolar (CAE), no Conselho do FUNDEB (CMACS FUNDEB), no Grupo de Trabalho do Plano de Carreira do Magistério, na Conferência Municipal de Educação, que propõe o Plano Municipal de Educação do município e nas diversas ações pedagógicas como as edições da Semana Mundial do Brincar, da Mostra da Educação Municipal, entre outras. 

Para acessar o Marco Referencial da Escola (Documento que define princípios, critérios e valores do coletivo escolar) e também a Programação anual, clique no link a seguir: 

PPP - Marco Referencial

PPP - Programação 2017

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