Apresentação
A EPG Professor Pedro
Geraldo Barbosa apresenta neste documento o Marco Referencial do seu Projeto Político-Pedagógico
(PPP). Nele constam os sonhos do coletivo escolar. A partir dele, nortearemos
nossas ações para que a prática seja os ideais. Nessa primeira etapa de (re)
elaboração do PPP tratamos daquilo que desejamos, que sonhamos para nossa
escola.
Nesse percurso, percebemos
que é bastante difícil ficar apenas no campo da imaginação e do sonho, uma vez
que já conhecemos a realidade e até instintivamente sugerimos ações para
alterar/mudar/melhorar a situação atual.
O processo de construção
do PPP nos tem permitido rever práticas e revisitar ações, o que tem sido muito
rico.
O documento foi elaborado
com a participação de representantes da comunidade e da equipe escolar, e esse
foi apenas o início do processo, considerando que, posteriormente, vieram as
outras duas etapas de construção (Diagnóstico e Programação). Além disso, o
Projeto Político-Pedagógico é um documento que precisa sempre ser revisitado e
atualizado, uma vez que a educação, assim como a sociedade, também se
transforma constantemente.
Estamos muito satisfeitos
com os resultados obtidos, mas sabemos que os caminhos da aproximação entre o
ideal, o real e o possível ainda nos desafia cotidianamente.
Equipe
de Sistematização
Equipe de Atualização
Abril/2017
Identificação
da escola
A EPG Professor Pedro
Geraldo Barbosa localiza-se no Jardim Santa Terezinha, bairro situado na região
leste do município, próximo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos-SP.
Mesmo não sendo um bairro
antigo, seus moradores contam que quando ali chegaram não havia nenhuma
infraestrutura. Contudo, o bairro se desenvolveu de maneira rápida. Trata-se de
um bairro residencial, com um comércio local não muito significativo, sem
grandes lojas ou supermercados. No entanto, somos vizinhos do Jardim São João,
onde o comércio atende as necessidades da população, com supermercados, bancos,
lojas, postos de gasolina e outros serviços.
Nessa região, a comunidade
não conta com muitas opções de lazer e cultura. Conhecedores desse contexto,
buscamos interagir constantemente com os educandos e seus familiares,
ouvindo-os e acolhendo suas necessidades e anseios. Ainda não temos muito a
oferecer, mas dentro daquilo que nos é possível, procuramos também proporcionar
momentos de diversão, cultura e lazer. Nesse quesito, a Festa Junina, realizada
anualmente desde 2009, é um exemplo da preocupação que temos com a dimensão
comunitária.
A EPG Prof. Pedro Geraldo
Barbosa atende cerca de 600 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
Ciclo I, organizados em 18 turmas, que são igualmente distribuídas em três
períodos: manhã (7h às 11h), intermediário (11h às 15h) e tarde (15h às 19h).
Neste ano de 2017, seis
classes atendem a Educação Infantil e doze, o Ensino Fundamental. Temos seis
salas de aula, uma sala multiuso (que funciona como sala de arte, biblioteca e
sala de vídeo), uma miniquadra coberta, um parque externo coberto e um parque interno
no pátio.
A EPG Professor Pedro
Geraldo Barbosa apresenta uma estrutura física adequada ao atendimento da
comunidade por vagas. Todavia, considera
alta a demanda, uma vez que as classes possuem matrícula em número superior ao
recomendado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, ainda
que dentro dos limites estabelecidos pela municipalidade. Suas salas de aula têm espaço para comportar
os trinta e cinco alunos e, essa tem sido a média de crianças matriculadas.
As salas de aula possuem
mobiliário específico à educação infantil (salas 1 e 2) e também ao ensino
fundamental (salas 3, 4, 5 e 6).
Os materiais didáticos e
pedagógicos da escola estão em sua maioria em bom estado de conservação.
Nosso quadro de
funcionários é composto por dezoito professores de educação básica (titulares
das classes) e seis professores de áreas específicas (Educação Física, Língua e
Cultura Inglesa e Artes). A equipe gestora da escola é composta por diretora,
vice-diretora e professora coordenadora pedagógica. Temos duas assistentes de
gestão escolar e uma agente escolar. Contamos ainda com cinco cozinheiras, três
auxiliares de serviços gerais, três agentes de portaria (com revezamento de
plantões) e duas Agentes de Apoio à Inclusão Escolar.
Os professores que compõem
a equipe são contratados por concurso público e regidos pela CLT (Consolidação
das Leis do Trabalho). Possuem jornada de trabalho com alunos e também jornada
pedagógica denominada hora-atividade para o trabalho de planejamento, sistematização
das avaliações, organização dos registros e principalmente formação permanente
(individual e coletiva). Escolhem seu
local de trabalho de acordo com a pontuação adquirida por dia de efetivo
trabalho. O grupo de professores da unidade escolar é bastante cooperativo e
disposto a trabalhar no sentido de uma educação de qualidade. Expressam consciência
da importância do trabalho coletivo e buscam o envolvimento da comunidade,
pautando-se no Quadro de Saberes Necessários, que define a proposta pedagógica
da rede municipal de ensino.
Dentre os membros da
equipe gestora, a diretora e a assistente de gestão escolar são admitidas por
concurso público. A coordenadora pedagógica e a vice-diretora são professoras
admitidas por concurso e designadas para as funções (sendo a coordenadora
indicada pelos pares e vice-diretora indicada pela diretora da escola em lista
tríplice, com referendo do conselho escolar).
As reuniões de pais e
educadores acontecem bimestralmente e quando há necessidade de tratarmos algum
assunto específico, são realizadas reuniões extraordinárias coletivas ou
individuais. Periodicamente, são realizadas reuniões do Conselhinho, do
Conselho Participativo de Classe e Ciclo e do Conselho Escolar, que contam
normalmente com grande parte de representantes.
O Conselho Escolar da
unidade é bastante participativo, temos parceria e cooperação dos membros, que
atuam inclusive como interlocutores entre escola e comunidade como um todo. Acreditamos
que o diálogo com o Conselho Escolar vem contribuindo para atingir a qualidade
educacional que buscamos, pois é a partir dessa, e de outras ações, que
buscamos consolidar a gestão democrática que almejamos.
No que diz respeito à
proposta pedagógica e ao currículo, a escola vem avançando consideravelmente
desde o ano de 2009, quando da sistematização do Quadro de Saberes Necessários – documento elaborado de maneira
coletiva pela rede municipal de ensino, que contou com a participação de
educadores e da comunidade nos apontamentos elencados durante as discussões.
A escola possui uma
relação de participação e respeito com a Secretaria de Educação, procurando,
dentro do possível, se envolver e contribuir com as ações propostas. Temos o
histórico de atuação no Conselho de Alimentação Escolar (CAE), no Conselho do
FUNDEB (CMACS FUNDEB), no Grupo de Trabalho do Plano de Carreira do Magistério,
na Conferência Municipal de Educação, que propõe o Plano Municipal de Educação
do município e nas diversas ações pedagógicas como as edições da Semana Mundial
do Brincar, da Mostra da Educação Municipal, entre outras.
Para acessar o Marco Referencial da Escola (Documento que define princípios, critérios e valores do coletivo escolar) e também a Programação anual, clique no link a seguir:
PPP - Marco Referencial
PPP - Programação 2017
Para acessar o Marco Referencial da Escola (Documento que define princípios, critérios e valores do coletivo escolar) e também a Programação anual, clique no link a seguir:
PPP - Marco Referencial
PPP - Programação 2017
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