Agosto Indígena




          Pautados na Lei Federal 11.645/2008 que inclui no currículo escolar o ensino da História e da Cultura Indígena, nesse mês de agosto foram desenvolvidas várias atividades com a temática. As professoras utilizaram estratégias como pesquisas, leituras, filmes, brincadeiras, músicas, etc.; as ações contribuíram para diversas produções das crianças como cartazes coletivos, apresentação musical, cerâmica marajoara e outras.




 





          Foi um importante momento para toda a comunidade escolar. Uma situação interativa e investigativa que contribuiu para a construção de novos saberes, conforme proposta curricular da Rede, o Quadro de Saberes Necessários – QSN:

“Hoje, mais do que nunca, precisamos repensar e mudar nossa maneira de viver. As mudanças têm que ocorrer nas interações entre os seres humanos, entre as nações, entre as classes sociais, homens e mulheres, adultos e crianças; nas interações de cada ser com outro ser humano e com o planeta em que vivemos”.  (p. 16)




















Dentre diversas outras passagens do QSN, destacamos alguns saberes conforme páginas 68-70:

ü  Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.
ü  Conhecer, compreender e valorizar as contribuições das culturas indígena, africana, asiática, europeia e americana na formação do povo e na cultura brasileira.
ü  Reconhecer o papel do negro e do indígena na defesa do território: os quilombos rurais, urbanos e as reservas indígenas demarcadas e não demarcadas.
ü  Conhecer a diversidade dos grupos sociais e étnicos: suas organizações, as manifestações legítimas de lutas e de conquistas de direitos, bem como suas trajetórias na construção da identidade.
ü  Conhecer os grupos indígenas que vivem atualmente em Guarulhos quanto à vida social, econômico, político, religioso e artístico.

                      Como culminância das ações tivemos o encontro com o cacique Awaratan Wassu da aldeia Wassu - Cocal, região do Cabuçu. Na hora-atividade foi abordado com os professores o resgate da cultura indígena e informações acerca do contexto urbano, com o objetivo de desconstruir alguns estereótipos. Os educandos tiveram uma apresentação sobre alguns objetos típicos, situados na realidade atual. Fizeram muitas perguntas e aprenderam sobre a riqueza presente na diversidade cultural. 





 









Parabenizamos a todos os envolvidos! 😉😊


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