Pautados na Lei Federal 11.645/2008 que inclui no currículo
escolar o ensino da História e da Cultura Indígena, nesse mês de agosto foram
desenvolvidas várias atividades com a temática. As professoras utilizaram estratégias
como pesquisas, leituras, filmes, brincadeiras, músicas, etc.; as ações
contribuíram para diversas produções das crianças como cartazes coletivos, apresentação
musical, cerâmica marajoara e outras.
Foi um importante
momento para toda a comunidade escolar. Uma situação interativa e investigativa
que contribuiu para a construção de novos saberes, conforme proposta curricular
da Rede, o Quadro de Saberes Necessários – QSN:
“Hoje, mais do que
nunca, precisamos repensar e mudar nossa maneira de viver. As mudanças têm que
ocorrer nas interações entre os seres humanos, entre as nações, entre as
classes sociais, homens e mulheres, adultos e crianças; nas interações de cada
ser com outro ser humano e com o planeta em que vivemos”. (p. 16)
Dentre diversas outras passagens do QSN, destacamos alguns
saberes conforme páginas 68-70:
ü
Conhecer e
respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e
espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais,
reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.
ü
Conhecer,
compreender e valorizar as contribuições das culturas indígena, africana,
asiática, europeia e americana na formação do povo e na cultura brasileira.
ü
Reconhecer o
papel do negro e do indígena na defesa do território: os quilombos rurais, urbanos
e as reservas indígenas demarcadas e não demarcadas.
ü
Conhecer a
diversidade dos grupos sociais e étnicos: suas organizações, as manifestações
legítimas de lutas e de conquistas de direitos, bem como suas trajetórias na
construção da identidade.
ü
Conhecer os
grupos indígenas que vivem atualmente em Guarulhos quanto à vida social,
econômico, político, religioso e artístico.
Como
culminância das ações tivemos o encontro com o cacique Awaratan Wassu da aldeia
Wassu - Cocal, região do Cabuçu. Na hora-atividade foi abordado com os
professores o resgate da cultura indígena e informações acerca do contexto
urbano, com o objetivo de desconstruir alguns estereótipos. Os educandos
tiveram uma apresentação sobre alguns objetos típicos, situados na realidade
atual. Fizeram muitas perguntas e aprenderam sobre a riqueza presente na
diversidade cultural.
Parabenizamos a todos os envolvidos! 😉😊
Foi uma experiência maravilhosa.
ResponderExcluirExcelente!! Muito orgulho dessa escola! Parabéns!!!
ResponderExcluirParabéns a todos (as)!
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